Direito Previdenciário Militar
Somos especializados no Direito Previdenciário Militar há 13 anos.
Nossa missão é devolver dignidade ao militar, oferecendo a possibilidade de realizar seu tratamento médico e, se for o caso, a chance de uma vida tranquila, através da reforma por incapacidade física. Você sabia que é ilegal licenciar um militar que ainda está em tratamento médico? Mesmo que esse militar seja temporário, ele tem direito à remuneração e a um tratamento digno até a sua total recuperação ou, dependendo do caso, tem direito à reforma. Nossa equipe precisa avaliar cada situação individualmente para dar um parecer mais correto.
Nós defendemos os militares nas questões que envolvem incapacidade física para a prestação do serviço militar. Nossos processos previdenciários envolvem:
Reforma – A transferência do militar para inatividade remunerada, seja com os proventos da graduação ou posto, ou com os proventos do grau hierárquico imediato, de acordo com o caso. Além dos benefícios consectários decorrentes da reforma, como a ajuda de custo, a isenção do Imposto de Renda, os valores retroativos dos exercícios anteriores, dentre outros.
Retificação de Reforma – A correção da reforma promovida administrativamente pelas Forças Armadas, Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros, visando o pagamento integral da remuneração (e não em avos/cotas), o reconhecimento do acidente de serviço, do acidente de campanha ou outros acidentes decorrentes da atividade militar. Como também o reconhecimento de que a doença surgiu em razão da atividade militar. Enfim, toda e qualquer diligência judicial necessária para a correção do ato de reforma administrativo, em busca do pagamento correto da remuneração do militar, dentre outros consectários.
Reintegração – Com o objetivo de devolver o militar às Forças Armadas, Polícia Militar ou Corpo de Bombeiro Militar, COM REMUNERAÇÃO até que termine o seu tratamento ou até que ele seja reformado, bem como do recebimento dos valores que deixou de perceber no período que esteve desligado ilegalmente.
Restabelecimento Posto Acima – Ação judicial visando o restabelecimento do pagamento dos proventos no posto acima (grau hierárquico imediato) do militar que teve a cassação da remuneração com base na decisão do TCU ou em razão de outro argumento.
Assessoria Preventiva na reforma administrativa – Orientação jurídica especializada ao militar que encontra-se em processo de reforma administrativa, a fim de evitar a concessão da reforma de maneira equivocada e com os proventos inferiores aos devidos ao militar.
Licenciamento indevido por questões relativas à saúde (doença OU Acidente de serviço)
Agregação e Adição – Com o objetivo de afastar o militar das suas atividades por questões de saúde, mantendo a sua REMUNERAÇÃO e o tratamento de saúde.
Auxílio Invalidez – É devido ao militar que necessitar de internação especializada, assistência ou cuidados permanentes de enfermagem, ainda que em sua residência.
Notícias do DireitoMILITAR
EXÉRCITO NÃO GANHOU NA JUSTIÇA O DIREITO DE EXPULSAR MILITARES COM PROBLEMAS DE SAÚDE
O Exército NÃO ganha na justiça o direito de expulsar militares com problemas de saúde. Trata-se de parecer da AGU, sua própria advocacia!
QUEM É O ADVOGADO “MILITAR”
Tornou-se comum no meio digital o termo “advogado militar”. Mas, na verdade, quem é esse advogado militar? Quais suas especialidades e sua formação? Esse advogado militar é militar das Forças Armadas?
DUPLA ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA PARA PENSIONISTAS E MILITARES COM 65 ANOS
A maioria não sabe, mas existe uma dupla isenção do imposto de renda para pensionistas e militares com 65 anos ou mais. Essa é uma previsão trazida pela Lei que trata sobre o imposto de renda.
FÉRIAS DO MILITAR MESMO AFASTADO POR LTS
Sim, as férias do militar mesmo afastado por LTS são devidas. Alguém já te disse que militares que estão afastados do efetivo exercício de suas funções por causa de um problema de saúde não tem direito à percepção das férias?
PENSIONISTAS TERÃO AUMENTO NA REMUNERAÇÃO EM 2023
As pensionistas terão aumento na remuneração em 2023, pelo reajuste no percentual do adicional de habilitação, estabelecido pela Lei 13.954/19. O reajusto do adicional de habilitação foi estabelecido de forma progressiva e anual, tendo iniciado em 2020. Este ano será o último de reajuste do adicional previsto pela Lei 13.954/19.
NOVO REAJUSTE NA REMUNERAÇÃO DO MILITAR EM 2023
o militar reformado que teve concedido o benefício de proventos do grau hierárquico imediato antes da nova interpretação do TCU não pode ter o corte dos proventos do grau hierárquico imediato ou posto acima, segundo o entendimento dos Tribunais e da própria AGU.