https://chadvocaciamilitar.adv.br/

CONSULTA DE PROCESSOS

ATENDIMENTO EM TODO O BRASIL |  Tels.: (21) 3497-8861 (21) 3497-8761 (21) 97264-7074

Militar consegue na justiça o direito de receber dois adicionais: tempo de serviço e disponibilidade

"

Um militar conseguiu na justiça o direito de receber cumulativamente dois adicionais: o adicional de tempo de serviço e disponibilidade.

A sentença foi proferida no dia 13 de novembro de 2020, em primeira instância.

O adicional de Tempo de Serviço foi retirado, no início de 2020, da remuneração da maioria dos militares com a implantação do adicional de disponibilidade.

A Reforma da Previdência, assinada em dezembro de 2019, retirou o adicional de tempo de serviço alegando que houve a criação de um novo adicional: o de disponibilidade. Diante disso, o militar passaria a receber apenas um desses adicionais, ou seja, o que fosse mais vantajoso para o militar.

Porém, o Poder Judiciário já tem reconhecido, em 1º Instância, que esses adicionais possuem finalidades diferentes. Dessa forma, a criação de um adicional não justifica a retirada do outro.

O adicional de tempo de serviço é devido aos servidores em razão do tempo de exercício no cargo, como recompensa na medida em que o servidor permanece na instituição, como se fosse uma retribuição pecuniária pela “lealdade” com o órgão titular.

Já o adicional de compensação por disponibilidade tem a finalidade de retribuir o militar pela disponibilidade permanente e pela dedicação exclusiva do militar ao serviço das Forças Armadas.

Conforme se pode analisar claramente, os adicionais possuem objetivos diferentes, ou seja, o direito ao adicional ao tempo de serviço não exclui o direito ao recebimento do adicional de disponibilidade.

Apesar de a Lei 13.954/2019 ter reestruturado a carreira dos militares das Forças Armadas e retirado o legítimo direito ao recebimento do adicional de tempo de serviço, não há uma justificativa jurídica que sustente o corte desse benefício.

Veja um trecho da sentença:

sentença-cumulacao-dos-adicionais

Gostou? Compartilhe!


n

Categoria

l

Comentários

Data da Publicação

12/01/2020

Escrito por

CH Advocacia Militar

Inscreva-se e fique por dentro das nossas novidades

Receba periodicamente as publicações da CH Advocacia Militar na sua caixa de mensagens.

2 Comentários

  1. Edna Patrício Pereira de Alcântara

    Excelente explicação

    Responder
  2. MURILO DIAMANTINO FILHO

    Esta livre iniciativa no âmbito jurídico, vejo como uma excelência na prestação de serviço específico, e que muito corrobora com os parâmetros de justiça plena. Fico satisfeito e grato, por interagir com tais mentes.
    Prossigam na missão!
    Atte,
    DIAMANTINO.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também nossa próxima notícia

QUEM É O ADVOGADO “MILITAR”

QUEM É O ADVOGADO “MILITAR”

Tornou-se comum no meio digital o termo “advogado militar”. Mas, na verdade, quem é esse advogado militar? Quais suas especialidades e sua formação? Esse advogado militar é militar das Forças Armadas?